Friday, October 24, 2008

PESQUISAS EM ANDAMENTO

PROJETO:
'A construção arquitetônica luso-brasileira: século XVI ao XIX'.
Data prevista para término: 2013

RESUMO: O estudo das técnicas construtivas históricas luso-brasileiras desde o início da colonização até o terceiro quartel do século XIX, como um conhecimento para a compreensão do desenvolvimento histórico, social e técnico da sociedade brasileira assim como da portuguesa, sobretudo como um saber indispensável para a adequada conservação, manutenção e restauração do patrimônio histórico monumental. O estudo dos materiais de construção, das práticas corporativas (ofícios) e acadêmicas (engenharia militar e posteriormente Politécnica e Belas Artes), da transmissão do conhecimento científico através de tratados e manuais e o estudo das obras arquitetônicas remanescentes, aquelas que ficaram em parte íntegras, em parte recuperadas e modificadas e que constituem o campo operativo do patrimônio monumental luso-brasileiro. Objetivos: Incrementar os estudos das técnicas-construtivas do período da colonização portuguesa na América de forma a aumentar o conhecimento dos monumentos edificados pelo viés do conhecimento das suas estruturas e dos seus revestimentos, possibilitando que profissionais da área do patrimônio cultural tanto no Brasil quanto em Portugal possam atuar de forma adequada à correta preservação e salvaguarda destes monumentos; Incentivar e impulsionar os estudos relacionados à História da Construção no Brasil através do estabelecimento de vínculos com os pesquisadores portugueses do mesmo tema. Instituições participantes: Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES (coordenação); Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (PROARQ); Escola de Arquitetura da UFF; Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Projeto Aprovado pelo Edital PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) CNPq - FAPES 012/2009. 


Ruínas jesuíticas de Guarapari - ES (séc. XVII-XVIII).



Sub-projeto 01. “Arquitetura e construção civil no Brasil do século XIX”.Data de início: 2011.
Data prevista para término: 2014.

RESUMO:  A arquitetura e as técnicas construtivas do séc. XIX estiveram muito marcadas pela atuação dos engenheiros politécnicos, foram eles os responsáveis pela difusão de um novo saber e prática. Evidentemente esta renovação causou uma transformação radical na área do conhecimento da construção civil que exigiu no campo Acadêmico e das pesquisas teóricas uma correspondente renovação; é nesta época que surge em França - epicentro do mundo tecnicamente avançado - a Politécnica. No Brasil, porém, as inovações entraram com algum retardo. O processo de modernização do estado brasileiro que se iniciara na fase final do Império, e que, no caso específico da construção civil começou com a criação em 1858 da Escola Central a qual foi substituída em 1874 pela Politécnica do Rio de Janeiro, só vai parecer concluso ao final do século. Contudo, este mesmo século - que viu o advento da máquina a vapor, que viu a generalização da importação dos materiais de construção e que viu o fortalecimento e a predominância de uma nova categoria profissional da construção; os engenheiros civis - ao menos na América portuguesa foi ainda profundamente marcado pelos entraves do Antigo Sistema Colonial. O estudo desta problemática no campo da arquitetura e da construção civil, dos paradoxos que constituem o Brasil do século XIX, é o propósito central do presente Projeto, no qual se pretende fazer não apenas uma apreciação da arquitetura do período, mas, sobretudo analisar o objeto arquitetônico sob o ponto de vista da sua técnica construtiva, das inovações tecnológicas que incorpora, do conhecimento científico que expressa e das possibilidades materiais que estavam disponíveis. É importante realçar que estudos da natureza do nosso são fundamentais (e não apenas) no campo da manutenção e restauração dos monumentos arquitetônicos.

FINANCIAMENTOS: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2010) Auxílio à Pesquisa do CNPq Edital Universal 14/2011.

EQUIPE: Arqt. Nelson Pôrto Ribeiro (coordenador); Arqt. Aline Vargas da Silveira (mestranda); Arqt. Bruno de Oliveira Lima (mestrando); Anna Paula Ferraz (graduanda IC); Cintia Rodrigues Reis (graduanda IC); Emilio Caliman (graduando IC); Natália Lubiana (graduanda IC);

No comments: